Escrita de Si Tai Gung Moy Yat

Tradição

O Pensamento Clássico Chinês teve grande influência de sábios e estudiosos que viveram cerca de 2500 anos atrás no Período dos Estados Combatentes, na fase de pré-unificação da China. Nesta época surgia um novo conceito, o "Senso de Humanidade", que é a consciência da perspectiva do outro, ainda que considerando a sua própria. Para muitos sábios, a temática da guerra não era mais se impor sobre o outro, mas escutá-lo, respeitá-lo e entendê-lo.

Mais importante que infligir, é perceber o outro. Mais imperativo que lutar, é identificar o potencial de situação que permitirá a vitória antes da luta, explorando sinais normalmente não percebidos, mas que são fundamentais para a configuração de um futuro ou de uma tendência, que poderá permitir uma antecipação dos acontecimentos.

A este Pensamento Clássico Chinês denominamos “Feminilização da Guerra”. Este conceito foi consagrado no ocidente pelo maior expoente desse pensamento, Sun Tzu, através da obra conhecida hoje como a "Arte da Guerra".

É dito que se um indivíduo utiliza a estratégia para benefício próprio, ele é um manipulador; se ele utiliza a estratégia para benefício de seu grupo, ele é um estrategista; mas, se este indivíduo utiliza a estratégia para o benefício da humanidade, ele é um sábio.

O chá faz parte da cultura chinesa e é também um dispositivo estratégico